quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Que tal uma farmacinha da mamãe natureza?

Sabe que muitos probleminhas que temos no corre corre diário poderíamos resolver tendo uma farmacinha da mamãe natureza em casa? Yes Baby!
Além disso podemos aproveitar uns itens para temperar nossas comidinhas, ou fazer aquele chazinho gostoso.
Um dia ainda vou poder ter minha hortinha, já pensou que lindo vc comer uma alface que foi plantada pelas nossas mãos? Tem coisa mais linda que ver a cenoura saindo da terra? Não sei se por que fui criada na cidade, sem muito espaço para brincar, mas essas pequenas coisinhas me encantam.
Bom, enquanto não chega minha chacará, nem minha super casinha no campo ( Má faz uma  hortinha na sua viu), me contento com minha pequena farmacinha, que pode ser cultiva em vazinhos. Segue alguns itens básicos:
MALVA
Ótimo cicatrizante, ´para acabar com a dor de garganta faça gargarejos, já contra a gengivite faça bochechos.
Receita: Ferva uma xícara de água, desligue o fogo e acrecente uma colher de sopa da planta fresca. A infusão deve descansar por dez minutos e ser usada ainda morna.






CAPIM-LIMÃO
É um ótimo chá digestivo e calmante.
Receita: Faça uma limonada, bata bem duas vezes com uma xicara do capim limão para acabar com o excesso de fibras da folha.
GUACO
Um santo xarope para tosse
Receita:  Derreta 200g de açúcar com cravo, canela e limão ( cortado em quatro com casca). Junte 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe apurar, apague o fogo e coloque uma colher de camomila. Coe e tome duas vezes por dia.
HORTELÃ
Casamento perfeito com suco de abacaxi. Além de refrescante a hortelã é boa para enjoos. Também é usada no tratamento contra os vermes, e combate o mal hálito.
Receita: Coloque um maço de hortelã, rodelas de laranja e de limão-siciliano em um litro de água. Está pronta uma água refrescante.
BOLDO
Esse não pode faltar na casa de ninguém. Ele ajuda muitooo na digestão, dor de cabeça, e nos problemas hepáticos. Sabia que ele dá um 'cham' na pele se consumido por uma semana? Vou experimentar!

Receita: Ele bom, mas é ruim.... entendeu né. Então faça um chá bem forte, aperte a mão e engole tudo de uma vez ( afe). Também pode deixar a água norninha e colocar a folha espera um pouco e tomar de golinho. Uma versão bem light, coloque uma folha grande em meio copo de água gelada, espere dez minutos antes de beber.
MELISSA
Para ficar calminha, calminha
Receita: Num litro de água fervida acrescente duas partes de capim-limão, uma parte de melissa e meia parte de manjericao. Espere dez minutos para apurar o chá.
ARNICA
Alivia dores nas pernas, contursões e torções.
Receita: coloque 20g de arnica em 100ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Guarde e quando precisar é só diluir em meio litro de água. Passe sobre o local dolorido.
POEJO
Ótimo para picadas de insetos. Dica valiosa ainda mais no verão onde somos devorados!
Receita: Lave as folhas e coloque na picada.
CAMOMILA
Existe um chá com mais cara de mãe que o de camomila? Só perde para o  de erva doce. Mas além de combinar com bolachinhas amanteigadas, humm, o chá de camomila é bom para dores de garganta, para dores intestinais, e para clariar o cabelo, receita muito utilizada por mim nos meus 'teenager'.
Receita: Para dores de garganta e boca, utiliza igual o Chá da Malva, para dores intestinais um cházinho, e para os cabelos, faça o chá e depois de lavá-los com o shampoo normal, jogue o chá nos cabelos.

Hummmm falei tanto de chá que deu vontade de bolo de fubá com chá de erva-cidreira.E agora? Vou tomar um chá verde, preciso lembrar da dieta, kkkkk!

bjcassss.
Fontes das imagens:

4 comentários:

Lígia Mendonça disse...

ADorei as dicas, Grazi! Um dia farei uma hortinha no meu apê ... rsrs
Beijos

Anônimo disse...

Oi Bonita!!!
Tô seguindo também viu?
Quanto às flores vc encontra sim, minha cunhada casa agora em fevereiro e comprou lá por um preço legal farei um post sobre ok?
Ahhhh eu não sou muito boa p/cuidar de plantinhas =P rs
Beijocas♥

disse...

Adorei! Sou louca pra ter uma hortinha e vários vasinhos com essas plantinhas no apê!
Bjks Grazi

Maria Luiza Pereira disse...

Grazi!
Adorei o post!!!!
Adoro essas plantinhas!
Sábado fui na casa de uma blogueira
(vou fazer o post contando a história...) e ela tem um jardim delicioso...
Daí ela me deu umas folhinhas de melissa e falou que ela come, mastigando !!!
Eu então mastiguei várias!!!
Menina, fiquei bambinha, e depois fiquei rindo à toa!!!!
Foi muito legal!

bjs e obrigada pelos inocentes pitacos na enquete!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails