sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como receber os convidados 'sem noção'?

Está chegando o final de semana e é uma delícia receber os amigos em casa, naquele clima de comidinhas, bate papo, risadinhas, etc.
Não podemos negar que está muito na moda receber em casa. Eu não vejo a hora de ter minha casinha, com minha super cozinha para receber confortavelmente minha família e minhas amigas queridas.
Massss receber tem seu lado B que vai muito além da pia cheia de louça.
Como lidar com aquele amigo que abre a geladeira, ou o filho da sua parenta próxima que faz do seu lar um verdadeiro parque?
São os chamados convidados sem educação, etiqueta, 'sem noção', sem simancol, etc. etc.
Ai vai algumas dicas para essas saias justíssimas:
1) O que fazer quando algum ser quebrar seus taças e copos amados?
Para quem recebe finja naturalidade, pegue a pá e recolhe os cacos do copo e do coração, engula o choro e não saia do salto! O pobre convidado deve estar arrasado, e constrangido.  Se você for o convidado destraído peça desculpas sinceras e tente repor o copo ou taça.

2) Esse item é dureza, ainda quando o pentelho é tipo um sobrinho(a) ou priminho(a) de uma parenta 'queridinha', por que nossas verdadeiras amigas não vão deixar os herdeiros reinarem na nossa casa, concorda? Mas o que fazer diante de uma criança sem limite? Convoque a presença do responsável pelo menor em questão e diga ' Amor, avise o Jr ou a Princesa que não pode fazer x,y,e z.  Agora se nosso filhote está pintando o 7 na casa de alguém, a nossa obrigação e dar uma bronca ou aquela frase que quando meu pai falava me deixava em pânico: em casa a gente vai conversar....
Se o filhote quebrar alguma coisa, nossa obrigação como humanos civilizados é repor o bem perdido, se for algum de dificil compra, teremos que comprar um belo mimo para a dona da casa ficar bem feliz e esquecer a perda causada pela criança.

3) Gente abrindo nossa geladeira...
Abrir geladeira é como abrir nosso guarda-roupa, ou pior. Tem que ter muita intimidade para abrir a geladeira alheia. Já pensou um ser abrindo e fechando a sua geladeira. Lógico que é para ficar com o sorrisinho amaralo diante desse abuso.
Mas em dia de festa, é quase obrigatório deixar passe livre no abre-fecha da geladeira. Mas se um convidade recém aceito no hall de amigos ir logo colocar a mãozinha nesse item da cozinha merece nossa cara bem feia.
Atenção abrir geladeira na casa dos outros, nunca mesmo. Pense duas vezes se a anfitriã liberar o acesso.

4) Ser convidada para um open house.
Está super up fazer as festinhas open house.  Depois daquela reforma, quando vamos morar numa casa nova ou como no meu caso, a recém casada que quer mostrar o novo lar aos amigos e familiares é de bom tom fazer um almoçinho ou um coquetel para recepcionar os convidados, esse é o open house.
Baby, você foi convidada para essa festinha? Não vá de mão abanando.
Leve uma lembrancinha para casa, como um pano de prato lindo, uma planta, etc. Não é bom enfeites pois vá que não caia no gosto da dona da casa. Quer ser chique? Um arranjo de flores agrada todo mundo.
Levar sobremesa? Bom primeiro pergunte para a  anfitriã, pois algumas pessoas acham desagradável levar comida para festa dos outros. Porém um vinho bom vai tirar sorriso do rosto do anfitrião. Se a familia não bebe leve bombons. Quem não gosta de chocolate?
Resumindo, é uma delicadeza retribuir o convite com um mimo.
Mas se não deu tempo, nem din din para comprar nada para os anfitriões, que fazer? Retribua fazendo um encontro na sua casa.
Outra delicadeza importantíssima. Seja gentil ajudando a dona da casa retirando a mesa, ou enxugando a louça. Não vale dizer: - precisa de ajuda??? E não levantar do lugar!! Pelo amor!  Sem comentários.

Para saber se a visita foi boa, basta sentir se no final do encontro ficou aquele gostinho de quero mais, porque não tem nada mais desagradável que a pessoa sair e a gente logo em seguida colocar uma vassora atrás da porta, ou saber que nosso nome está no congelador de alguém. Kkkkk

Beijinhos Bom Final de Semana e Boas Visitinhas!!!



Fontes das imagens:

10 comentários:

Lígia Mendonça disse...

Amiga, adorei esse post! É bem o acontece, e deixa a gente sem graça, né?!
Brigada pelo recadinho, amo suas visitas no blog! Vc viu minha maquininha, que linda??!?! Tô tão feliz!!! rsrs
Aguardo suas encomendas; enquanto isso vou treinando pra ficar bem craque e fazer coisas lindas pra sua casinha!
Bjos, ótimo domingo! Gosto mto de vc!

Lígia Mendonça disse...

Amiga, adorei esse post! É bem o acontece, e deixa a gente sem graça, né?!
Brigada pelo recadinho, amo suas visitas no blog! Vc viu minha maquininha, que linda??!?! Tô tão feliz!!! rsrs
Aguardo suas encomendas; enquanto isso vou treinando pra ficar bem craque e fazer coisas lindas pra sua casinha!
Bjos, ótimo domingo! Gosto mto de vc!

Maria Luiza Pereira disse...

oi linda!!!!

estou sempre aprendendo com seus posts!!!!
A parte "Mas o que fazer diante de uma criança sem limite?" PERFEITA!!!
Mas se os projenitores do Jr e da princesa forem do tipo muito chegados e extremante super protetores!!!
O QUE FAZER???
Estou com uma situação desse tipo, intalada aqui!!!
Se agir conforme o recomendado a mother fica de mal comigo e bye bye!!!
Então qd eles chegam penso:
Ai, meu Deus lá vem eles!!!!
Qual sua dica para o meu caso, consultora St Amelinha???rs

bjs

Uska Hope disse...

Rsrs... Muito bacana esse post!! muito bom!!
Amei esse tal de "open house", sempre aprendendo!! Tô para fazer uma recepçãozinha dessa lá em casa, na Bramasole, ai que MEDA, a casa novinha!!!! AI, ai, quero chorar... Eu odeio que abram minha geladeira, que entrem na área íntima da casa sem minha autorização... Acho que vou ter que contratar uns seguranças... KKKkkkkkkkkk

Beijos e uma linda semana para vc!!

Alegria em detalhes disse...

Estava pensando sobre isso neste fds: Fomos jantar na casa de uns amigos e não sabia se levava algo pra ajudar. Fiquei apreensiva com o que eles iam pensar... Consultei o meu Gostoso (jeito carinhoso de chamar o meu noivo) e decidimos levar algumas coisinhas gostosas para incrementar o jantar. RESULTADO: foi um sucesso! Ninguém reclamou e saímos todos bem satisfeitos.
Princesa, que Deus te ilumine e que seus posts continuem sendo desmistificadores para nós.
Beijos,
Paulinha
Ah! Peraí. Já estava esquecendo. Fiz uma campanha para a Sarana. Acessa o link para conferir: http://alegriaemdetalhes.blogspot.com/2011/02/campanha-siga-sarana.html

Maria Luiza Pereira disse...

Oi Amelinha!!!

"Eu também estou precisando dar um tapa no material aqui"!!!
Adorei a expressão!!!!
bjssssssssss

Lígia Mendonça disse...

SAudades de vc! Tá mais sumida que eu... rsrs
A estada em Ctba foi legal, além do treinamento, consegui passear um pouquinho num shopping bacana que tinha perto do hotel - Shopping Estação, e fiz o passeio com o bus turístico. Foi cansativo, mas conheci praticamente a cidade inteira... hehehe
Os parques de lá são lindos, e olha que nem entrei... tem mtos prédios históricos, lindos, lindos!
Bjos

Alegria em detalhes disse...

Amore,
tem selinho pra você lá no blog!!! Beijos meu pra você!

http://alegriaemdetalhes.blogspot.com/

Laís Vilela disse...

Oiiiiiiiiiiiiii!
Saudades d'ocê!
Adorei o post....sabia que um dia há muiiiito tempo atrás rs quando ainda nem namorava o gatão fui almoçar lá com minha amiga- agora cunhada e ao secar a louça quebrei um copo!Aiiiii fiquei tão sem graça, mas todo mundo descontraiu e deu muita risada rs
Hoje quando lembramos é motivo de gargalhadas rs
Beijocas♥

Ana Amélia disse...

Adorei seu blog e as dicas aqui passadas.Bjos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails