Recebi emails de sugestões de postagem sobre o tema ecológico, entre elas, estava como fazer sabão a partir do óleo de cozinha. (Nelzita, lembrei de vc querida).
Meninas mãos na massa, literalmente:
Ingredientes:
5 litros de óleo de cozinha usado;
2 litros de água;
200 mililitros de amaciante;
1 quilo de soda cáustica em escama.
Modo de Preparo:
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Agora uma receitinha mais sofisticada, com aroma:
4 litros de óleo comestível usado;
2 litros de água;
½ copo de sabão em pó;
1 kg de soda cáustica;
5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Modo de preparo:
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
Outra dica super demais é sobre o vinagre. Meninas o vinagre é o verdadeiro milagre da Mamãe Natureza!

Seguem as dicas:
Máquina de Lavar: use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina e veja aumentar a vida útil dela;
Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa e nao deixa riscos;
Lustra móveis: solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira;
Tapetes: a cor do tapete volta a ser viva quando aplicada água morna com vinagre no local da mancha;
Amaciante: o vinagre substitui o amaciante, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas, peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre ( Nossa que maravilha!)
Peças de cristais limpas com vinagre: na lavagem, use apenas sabão ou detergente neutro; enxágue com bastante água; deixe-os de molho numa bacia com água quente e 2 colheres de sopa de vinagre branco; volte a enxaguar duas vezes com água.
No fogão: esquente um quarto de xícara de vinagre branco, coloque uma colher sobre a gordura, deixe por quinze minutos; para as chapinhas, misture essa quantidade vinagre quente com uma colher de sobremesa de sal, coloque as chapinhas de molho nesta mistura por uma hora e depois esfregue com palha de aço;
Banheiro: no vaso sanitário: Despeje vinagre dentro do vaso e deixe agir por 30 minutos, coloque bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas.Dê descarga. Continue a limpeza como diariamente. No box: borrife o box e parede com vinagre; deixe agir por 1 hora, umedeça e limpe a sujeira que sair com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por mais algumas horas, umedeça e limpe novamente. Por fim,O vidro do box do chuveiro ou vidrosde painéis de banheiras ficam foscos e esbranquiçados na parte de baixo. Isto acontece devido o calcáreo da água e gordura do corpo que vão grudando nestes painéis de vidro. Para limpar: aqueça ½ xícara de vinagre branco; passe com uma esponja e deixe secar; umedeça de novo com vinagre quente outra vez; passe uma esponja; depois um pano branco e limpo, sem felpas.
Nem as sujeiras dos bichinhos escapam do nosso amigo vinagre: remova a parte sólida dos resíduos; jogue bastante água no local, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco, o local está limpo, agora, é deixar secar naturalmente.
Menin@s eu poderia escrever muito, muito mais sobre nosso amigo vinagre, mas esse post ficaria longo demais. Vale a pena, se vocês quiserem, pesquisar no Dr Google sobre esse assunto.
Beijinhos no coração! E continuem mandando sugestões por e-mail, a Amelinha agradeçe!