quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vamos salvar o planeta. Parte II: Sabão e Vinagre.

Recebi emails de sugestões de postagem sobre o tema ecológico, entre elas, estava como fazer sabão a partir do óleo de cozinha. (Nelzita, lembrei de vc querida).

Meninas mãos na massa, literalmente:

Ingredientes:
5 litros de óleo de cozinha usado;
2 litros de água;
200 mililitros de amaciante;
1 quilo de soda cáustica em escama.
Modo de Preparo:
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Agora uma receitinha mais sofisticada, com aroma:

4 litros de óleo comestível usado;
2 litros de água;
 ½ copo de sabão em pó;
1 kg de soda cáustica;
5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Modo de preparo:
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.


Outra dica super demais é sobre o vinagre. Meninas o vinagre é o verdadeiro milagre da Mamãe Natureza!
Ele é um produto de limpeza eficiente, barato e não poluente.O vinagre tira a sujeira, dissolve gordura e absorve mau cheiro, sem falar que ajuda a eliminar o mofo. Podemos fazer a limpeza da casa usando vinagre branco comum, pois os produtos de limpeza que estão no mercado são mais agressivos, pois quase sempre contêm substâncias perigosas e nem sempre são tão eficazes, além de terem um custo bem maior do que o humilde vinagre.


Seguem as dicas:


  • Máquina de  Lavar: use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina e veja aumentar a vida útil dela;

  • Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa e nao deixa riscos;

  • Lustra móveis: solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira;

  • Tapetes: a cor do tapete volta a ser viva quando aplicada água morna com vinagre no local da mancha;

  • Amaciante: o vinagre substitui o amaciante, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas, peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre ( Nossa que maravilha!)


  • Peças de cristais limpas com vinagre: na lavagem, use apenas sabão ou detergente neutro; enxágue com bastante água; deixe-os de molho numa bacia com água quente e 2 colheres de sopa de vinagre branco; volte a enxaguar duas vezes com água.

  • No fogão: esquente um quarto de xícara de vinagre branco, coloque uma colher sobre a gordura, deixe por quinze minutos; para as chapinhas, misture essa quantidade vinagre quente  com uma colher de sobremesa de sal, coloque as chapinhas de molho nesta mistura por uma hora e depois esfregue com palha de aço;

                                         

  •  Banheiro: no vaso sanitário: Despeje vinagre dentro do vaso e deixe agir por 30 minutos, coloque bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas.Dê descarga. Continue a limpeza como diariamente. No box: borrife o box e parede com vinagre; deixe agir por 1 hora, umedeça e limpe a sujeira que sair com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por mais algumas horas, umedeça e limpe novamente. Por fim,O vidro do box do chuveiro ou vidrosde painéis de banheiras ficam foscos e esbranquiçados na parte de baixo. Isto acontece devido o calcáreo da água e gordura do corpo que vão grudando nestes painéis de vidro. Para limpar: aqueça ½ xícara de vinagre branco; passe com uma esponja e deixe secar; umedeça de novo com vinagre quente outra vez; passe uma esponja; depois um pano branco e limpo, sem felpas.


  • Nem as sujeiras dos bichinhos escapam do nosso amigo vinagre: remova a parte sólida dos resíduos; jogue bastante água no local, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco, o local está limpo, agora, é deixar secar naturalmente.


Menin@s eu poderia escrever muito, muito mais sobre nosso amigo vinagre, mas esse post  ficaria longo demais. Vale a pena, se vocês quiserem, pesquisar no Dr Google sobre esse assunto.
Beijinhos no coração! E continuem mandando sugestões por e-mail, a Amelinha agradeçe!
                                  

Um comentário:

Eliene Vila Nova disse...

oi amiga
que saudades de você
sei que andei sumida, mas não te esqueci não, agora já estou de computer e por isso não ficarei mais tão ausente.
oh mas ando me sentindo abandonada por você, viu?
saudades imensas
parabéns pela postagem.
beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails