quinta-feira, 25 de março de 2010

10 Passos para um 'Pretinho Básico' inesquecível

Quem não gosta da casa cheirando a um cafezinho logo de manhã?  Hum, o dia começa bem melhor! E tem algum mais gostoso de fazer um cafezinho para as visitas na nossa casa?
Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café ( Abic), feita em 2008, mostra que, em casa, a bebida coada na hora é a preferida de 93% dos consumidores.
Pesquisei na net e busquei 10 dicas para um cafezinho dos deuses:
1) Use sempre àgua mineral ou filtrada.
2) Não deixe a àgua ferver, pois a perda de oxigênio altera a ácidez do café. O ponto certo é quando a àgua está se movimentando, sem bolhas grandes.
3) Guarde o pó de café na geladeira depois de aberto. A baixa temperatua preserva os aromas da bebida.
4) Não coloque o açúcar junto com a água. Ele muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café.
5) Cravo e canela em pau podem ser colocados junto com a àgua para obter um sabor diferenciado.
6) Coador de pano deve ser guardado em um recipente com àgua, dentro da geladeira. Antes de usar, é preciso escaldá-lo.
7) A bebida deve ser consumida em até vinte minutos depois de pronta. Se sobrar, você pode congelar em formas de gelo e bater com sorvete para fazer um drique gelado ( chique no último).
8) Um pó de boa qualidade é essencial ( lógico, certo, eu precisava completar as dez dicas).
9) Na hora de coar, molhe todo o pó e não fique mexendo com a colher. A água deve passar pelo café para que ele não fique amargo.
10) Se utilizar uma garrafa térmica, o café deve ser consumido até 1 hora depois de pronto. O recipiente deve ser lavado com água e detergente neutro depois do uso. Esporadicamente, pode ser colocado de molho com um pouco de bicarbonato ou vinagre.
Agora as moderninhas me matarão, segundo Eliana Relvas, cafeóloga do Abic, café bom mesmo é o coado em coador de pano, pois a trama do tecido permite a passagem de proteínas não-soluvéis do café, que garantem uma bebida mas aromática e gostosa.
Ah comprei uma cafeteira italiana que é tudo de bom, mas isso eu deixo para uma próxima.
É isso meninas, depois me chamem para um cafezinho na casa de vcs, certo?
Beijos.
fonte: Ig comida.

3 comentários:

*Cris Bachmann* disse...

Hummmm aquele cheirinho,meu namorido só gosta de café de pó(que nem ele diz) coado no coador de pano, tinha uma cafeteira e acabei dando pra minha irmã, pois nem usava.
Eu gosto do cheirinho do café mas não sou muito chega na bebida (será q sou normal) tomo raramente mas faço diariamente pro namorido. Rsrsrssr.
Bjussssssssss

Lígia Mendonça disse...

Grazi, adoooooooooooorei o post!!! Não sabia que tinha que guardar o pó na geladeira, vou fazer o teste. Adoro café!!! hehe E brigada por ter se lembrado de mim qdo planejou o post! :-D
Bjos

Fabiana disse...

Adoro um cafezinho, depois do almoço então é perfeito. Amei as dicas! Bjs!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails