quinta-feira, 15 de abril de 2010

Começaremos a salvar o planeta pela cozinha!

Envolvida no movimento "eco-friendly" reuni dicas para salvarmos o nosso planeta. Menin@s eu piro só de pensar que o planeta é a nossa única casa, já pensou no fim de tudo? O que deixaremos para as futuras gerações? Basta ao desperdicío! Vamos começar a salvar nosso grande lar pela cozinha! Donas de Casa do Mundo: Uni-vos!

Primeiramente devemos separar nossos lixos. O ideal são cinco cestos coloridos e etiquetados para separar o vidro, papel, plástico, metal e o material orgânico.
Se você é uma priviligiada que possui quintal, ou tem muitas plantas em casa, uma ótima opção é transformar lixo orgânico em adubo, basta ter uma composteira ( para quem  não sabe  que raios é composteira, veja nesse link: http://www.lixo.com.br/ )



Mas, espaço reduzido não é desculpa para não separar o lixo. Dois cestos, um para o lixos recicláveis e outro para lixos orgânicos, já são de grande valia. Lembrando que devemos sempre remover os restos de comida do lixo que será reciclado.
Outra dica, Eco Bags. Vamos aderí-las já! Estão super na moda e são lindas de morrer. Sem falar o lado fashion de ir ao Super e dizer: Não benzinho, eu não preciso mais de sacolinhas... Sou ecológica, tenho minha bag! Já pensou que tudo!!!

Para a limpeza de casa temos uma receitinha verde para substituir os produtos químicos: em um litro de água adicione uma colher ( de café) de sal, 4 colheres ( de chá) de vinagre branco, meio limão e 5 colheres ( de chá) de bicarbonato. Essa mistura não agride a natureza, nem nossas lindas mãos.

Um crime que podemos cometer contra a natureza em nossas cozinhas é jogar óleo na pia. NUNCA NUNQUINHA JOGUE ÓLEO NA PIA! Além do óleo solidificar criando blocos que entopem o encanamento, também polui rios e mares. Procure entidades que reciclam o óleo, sempre tem alguém querendo fazer sabão dele.
Também não deixe acumular gordura debaixo das grades do fogão. Limpando-as regularmente faz com que a transferência de calor seja mais bem aproveitada e os alimentos cozinhem mais rapidamente.

Eu ouvi falar que já existem vassouras fabricadas com garrafas PET. Estou a procura delas, se alguém
encontrá-las me avisem carecidamente.

Dicas rápidas para os eletrodomésticos:
1) Geladeiras e freezers são responsáveis por boa parte consumo de energia, portanto escolha um modelo com selo Procel
2)Microondas consome menos energia que fornos elétricos, já que perdem menos energia para o ambiente. Existem modelos de microondas que possuem várias funções, além de esquentar a comidinha.
3) Lavadoras de louças são verdadeiras vilãs do consumo de água, energia e produtos quimicos. Mas se você não abre mão desse conforto veja algumas dicas:  as lava-louças modernas são muito potentes, então não é necessário enxaguar demasiadamente sua louça antes de colocá-la na máquina; deixe a louça secar ao ar livre, ao invés de usar o aquecimento elétrico; escolha um modelo adequado à demanda da casa. Quanto mais compactas, mais economicas, e, não coloque a máquina de lavar perto da geladeira. O calor da lava-louças fará com que a geledeira gaste mais.



Por fim, a grande idéia eco-friendly:
Quanto menos lixo produzimos, melhor!!

Portanto, em nossas cozinhas devemos adotar panelas e utensílios que nao serão descartados com pouco tempo de uso.
Tampe as panelas, mesmo para ferver a àgua. Utilize panelas com fundo plano, pois proporciona cozimento mais uniforme e aproveita melhor a chama do fogo.
É isso! Vamos começar a revolução pelas nossas cozinhas!
Beijcas para tod@s!
Obs agora que temos amigos, meninos, no bloginho, usarei esse símbolo @ que é a união do O com A, para abranger todos os gêneros.
Fonte: site bbel

3 comentários:

*Cris Bachmann* disse...

Muito legal, se cada um fizesse a sua parte por menor ou mais simples que seja, com certeza teriamos um grandeeeeeeeeee resultado.
Bjusssssssss

Lígia Mendonça disse...

Oi, Grazi, desculpa a demora pra retribuir sua visitinha! Adorei seu recadinho! Seu blog tbém tá mto legal, as dicas desse post são mto importantes! Parabéns!
E vamos cuidar do planeta começando na nossa cozinha... hehe
Bjos

Unknown disse...

Parabéns prima, tô orgulhoso de vc... hahaha...
bjos..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails