sábado, 13 de março de 2010

Amélia foi uma mulher de verdade?



Segundo consta na história a musa inspiradora do samba "Ai que saudades da Amélia" de Mário Lago e Ataulfo Alves existiu.
Amélia Ferreira casou aos 14 anos com o tipógrafo Pedro, dizia que como o marido era 'tão amoroso e bom de conversa' nunca se arrependera do matrimônio precoce.
Diferente do que prega a música, Amélia não era só dedicada ao lar, relatou que ia ao cinema, divertia-se e o marido achava ótimo. No carnaval ela dançava no Rancho da Oposição, sambava no baile do River e no bloco 'Não posso me amofinar'.
Passava fome como os 13 filhos ao lado do marido? Nunca! O quintal sempre tinha patos, galinhas, porcos e cabritos.
Aos 65 anos ficou viúva e foi viver com o filho caçula, a nora e as duas netinhas. Morreu aos 90 anos, em Realengo, zona Oeste do Rio.
Como Amélia Ferreira se tornou Amélia do samba?
Para ajudar no orçamento, Amélia Ferreira fazia faxina e lavava roupa na casa da mãe da cantora Araci de Almeida.
Altamir, irmão da cantora, bom de samba e de pandeiro, impressionava-se com a coragem e a alegria de Amélia, uma mulher miudinha e cheia de filhos. Um dia pegou o pandeiro e começou a cantar: " Amélia não tem a menor vaidade/ Amélia é mulher de verdade/ Pega a roupa e lava à vontade" .
Resumindo, Araci levou a idéia pra Mário, que desenvolveu a letra e Ataulfo fez a música.
Depois dessa história, a partir de agora, Amélia será para mim sinônimo de mulher batalhadora, e não submissa que a primeira vista temos ao ouvir a música...
Ah que orgulho da minha Santa Amelinha.....

4 comentários:

Nana disse...

Menina, gostei da história hahaha não conhecia!!!
Bem, deixa eu me arrumar que o lele lele me espera, super beijo, adorei o seu email.

Unknown disse...

comcordo com voce em relação a amelia, e a emilia,voce sabe a musica,...quero uma mulher .... é muito boa tamb,parabens pelo seu blog, espero que voce se realize com ele,so lhe peço uma coisa sempre responda a todas,é muito chato eu entro em alguns blog ,sigo e tem gente que me......,não entendo.beijos emilia

Fabiana disse...

Não conhecia a história,e adorei! Vi seu blog lá no Manga, e já estou gostando! Bjs.

Unknown disse...

MUITO SHOW VER A HISTORIA DA MINHA TIA NA NET, SÓ Q NUNCA PAGARAM OS DIREITOS AUTORAIS Q ELA TINHA DE DIREITO...MAS VALEU APENA VER A VIDA DELA MUITO BEM CONTADA AQUI NESSE BLOG....BJS A TODOS

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails